O raciocínio lógico é uma ferramenta indispensável para a realização de muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas, pois é fundamental para a estruturação do pensamento na resolução de problemas.
Assim, é imprescindível selecionar atividades que incentivem os alunos a resolver problemas, tomar decisões, perceber regularidades, analisar dados, discutir e aplicar ideias.
Para desenvolver o raciocínio é fundamental deixar o aluno escolher livremente o método que vai utilizar. De nada adianta ensinar-lhes a resolver um problema, porque, se eles não pensam por si mesmos, os próximos já não saberão fazer. O raciocínio necessário para resolvê-los precisa ser exigido em situações novas e variadas, para que seja exercitado e se desenvolva.
As atividades propostas devem estar sempre relacionadas com situações que tragam desafios e levantem problemas que precisam ser resolvidos, ou que dêem margem à criação e devem permitir que os alunos se sintam capazes de vencer as dificuldades com as quais se defrontam e de tomar a iniciativa para resolvê-las de modo independente.
Nesse tipo de atividade, os alunos são tratados como indivíduos capazes de construir, modificar e integrar ideias. Para tanto, precisam ter a oportunidade de interagir com outras pessoas, com objetos e situações que exijam envolvimento, dispondo de tempo para pensar e refletir acerca de seus procedimentos. Percebendo o próprio progresso, eles se sentem mais estimulados a participar ativamente das atividades propostas.
Objetivo
- Ensinar Matemática através de desafios;
- Motivar o interesse e a curiosidade;
- Ampliar o raciocínio lógico;
- Desenvolver a criatividade;
- Melhorar a interpretação de texto;
- Propor ideias criativas;
- Observar e perceber coisas que não são percebidas pelos demais;
- Aumentar a atenção e a concentração; • Desenvolver antecipação e estratégia;
- Trabalhar a ansiedade;
- Praticar as habilidades;
- Melhorar o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor;
- Estimular a discussão e o uso de estratégias matemáticas;
- Reduzir a descrença na autocapacidade de realização.
Docentes
- Profª. Sandra Maria Novisk, Especialista.
Obs.: Os integrantes do corpo docente, podem, excepcionalmente, ser substituídos por profissionais de titulações equivalentes.
Processo de Inscrição:
- 1 PASSO – Preenchimento da Ficha de Inscrição
- 2 PASSO – Entrega da Documentação
- 3 PASSO – Pagamento do Curso
Documentos Obrigatório para Efetivação da Matricula
- 3 Fotos 3×4
- Cópia Simples do RG e CPF
Ficha Técnica
Data Prevista: Sem data prevista
Status: Tenho Interesse
Duração do Curso: 8 encontros
Horário: Das 19h00 às 22h30
Carga Horária: 36 horas
Coordenação Pedagógica: Profª. Sandra Maria Novisk, Especialista.
Material Incluso: On-line
Investimento: R$ 135,00 + Taxa de Inscrição R$ 25,00